domingo, 29 de março de 2015

No nosso mês de março, um mês de comemorações para as mulheres, dedicamos nossa leitura, atenção e reflexão a um ensaio imprescindível da Diana Corso do livro “Tomo conta do mundo: Conficções de uma psicanalista”. O ensaio chama-se “Sem medo de Virginia Woolf” e atualiza, de muitas maneiras, parte dos conceitos que temos trabalhado juntas no Grupo de Literatura de Autoria Feminina de Brasília. A questão da autoria feminina, das escritoras mulheres, do “affidamento” e das genealogias femininas. 


A perspectiva da autora, no entanto, não é a da Crítica Literária Feminista, mas dialoga fartamente com esta a partir da psicanálise e de um olhar cirúrgico sobre as personagens femininas de Virginia Woolf que representam as mulheres do século XIX e do século XX.


Lemos com prazer, felicidade e assombro este artigo de Diana Corso que tornou-se definitivo para o nosso trabalho. Para ela, diferentemente da interpretação freudiana de que é impossível saber o que querem as mulheres, estas grandes insatisfeitas, as mulheres tem uma maneira própria de pensar originária de uma experiência específica no mundo. Os três encontros que estivemos debruçadas sobre o ensaio poderiam se desdobrar num único curso. 



Obrigada, Diana Corso, pela sua bela homenagem à Virginia Woolf, que é, por extensão uma homenagem às mulheres e às escritoras, o seu ensaio foi um verdadeiro presente no mês de março!

Nenhum comentário:

Postar um comentário